quinta-feira, 29 de março de 2012

SABER "DE ONDE VENHO" POSSIBILITA O MEU "PARA ONDE VOU"...

ESTA POSTGEM É SOBRE O "DE ONDE VENHO" E "PARA ONDE VOU"...

Como professor, vejo e ouço cada coisa...


Hoje, na aula, falando sobre fronteira e limite, dei o exemplo dos cânions da “Serra Geral” e dos “Aparados da Serra”, que perfazem parte dos limites entre os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Neste momento, um aluno me perguntou: “professor, quem nasce em Santa Catarina é o quê?!”. Ao que respondi: “catarinense”.

Ele redarguiu: “Então, eu sou catarinense”. “Muito bem!!!”, disse eu, e acrescentei: “Tu nasceste lá?”.

E ele respondeu: “Sim!”. Perguntei-lhe: “Em que cidade?!”. E ele, de pronto: “Não sei!!!”.

Achei tremendamente estranho um jovem não saber a cidade na qual nasceu...

Com estranhamento, prossegui a aula...

Minutos depois o estudante me disse: “Professor!!! Descobri!!! Já sei onde eu nasci!!!”. “Onde?!”, perguntei-lhe... 

“Xanxerê!!!”, respondeu ele...

Fiquei pensando: “Como há minutos atrás ele não sabia e agora ele sabe? Ele só pode estar de brincadeira. Então, perguntei-lhe acerca disso, pois ele parecia confuso, apesar de minha hipótese.

Ele disse: “olhei na minha carteira de identidade!!!”...

A história acima descreve bem como é parte da juventude atual...

Não tenho tempo para desenvolver o assunto de maneira profunda, tal qual este tipo de situação-problema requer.

Mas, tenho uma teoria para essa falta de conhecimento com relação às origens por parte de muitos de nossos jovens. Tenho para mim que a maior culpada disso tudo é a Mídia, com “m” maiúsculo, que são os filmes, a televisão, as músicas, os games de computador e videogames, os livros, os outdoors, a Internet, novelas, seriados, o Youtube (esse é de matar pela superficialidade de muitos dos "youtubers"), enfim, tudo o que é mediado por nossos “ilustres” diretores e artistas atuais...

Porém, este post serve apenas para que eu coloque o meu espanto com a situação, qual seja, a de um jovem não saber a sua origem...

Em outro momento, apresento o que realmente penso a respeito, e de forma fundamentada.

Por enquanto, digo somente que a Mídia quer mesmo isso: que nossos jovens não saibam de onde vêm, pois, assim, eles também não saberão para onde vão...


Reflitamos...   

Precisamos de uma Educação que prime pelo onde; e isso é Geografia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário